Talks
Online

Mestres e tradições – Brasilidades

Existe um jeito de fazer manual que nasce de um olhar sensível e conectado com o entorno e com o contexto. Os artesãos, mestres tradicionais de nossa expressão cultural feita a partir das mãos, utilizam daquilo que a terra a sua volta dispõe e daquilo que a suas histórias de vida contam.

Datas e horários

21 de Outubro

18:00
-

Local

Evento ONLINE e ao vivo. Inscreva-se para receber o link de participação.

Inscrição

Mediadora

Raquel Lara Rezende

Cantora, compositora, comunicadora e doutora em educação. Foi colaboradora da Artesol entre 2017 e 2021, atuando na produção de conteúdo, elaboração de perfis, mapeamento, capacitação e ministrando palestras. Foi uma das fundadoras do grupo de estudos sobre cultura popular, Gengibre, a partir do qual atuou em projetos de extensão em comunidades de cultura popular tradicional. No mestrado e no doutorado seguiu aprofundando os estudos sobre os saberes populares tradicionais, a partir de diferentes abordagens.

Convidados

Andréia Andrade

Artista Plástica e trabalha com esculturas em cerâmica desde os 12 anos. Arte que aprendi com minha avó Izabel Mendes e meus pais João e Glória. A inspiração para fazer as bonecas nasce de cenas do cotidiano da região em que mora, e o tema maternidade são as preferidas. Em busca de um curso superior, artes plásticas, foi estudar em Belo Horizonte na UEMG. Onde obteve uma experiência única de levar a própria arte e técnicas para dentro da Universidade e no final do curso foi convidada para ministrar um curso de modelagem e representar a arte popular mineira na Espanha e Portugal. Retornando para o Vale do Jequitinhonha pode ainda passar tempo com a avó antes dela falecer. “Minha inspiração vem das histórias emocionantes que sempre ouvi da minha avó. Entre elas o menino no pote e uma escultura dela trabalhando fazendo uma cabeça de noiva.

Alex Pereira Teles

Nasceu em Divinópolis (MG) em outubro de 1974. Com formação em Comunicação, carrega consigo a herança artística do avô primitivo e criador Geraldo Teles de Oliveira – GTO (falecido em 1990), e a companhia do pai criativo autodidata Mario Teles. Acompanha a arte familiar desde pequeno quando ficava a observar o avô e pai durante a produção do trabalho, desde a morte do avô ajuda o pai a prosseguir a geração artística, entalhando e divulgando a arte popular. Desde 2016 então inicia sua obra, sua criação artística voltada à vida cotidiana, com referências do pai e do avô. Dedica-se junto ao trabalho artístico, a ser agente cultural, na preservação do espaço Museu Residência Geraldo Teles de Oliveira – GTO que divulga sua história, memória e arte da família em escolas, creches, faculdades, universidades e espaços culturais. Leva assim sua trindade artística, a família, e sua gratidão ao Divino na Roda da Vida, que continua girando, “Sou e somos GTO”.

Confira outras talks

23/out :: 10:00

A rEvolução é Artesanal – um ativismo pela criação e criatividade

22/out :: 16:00

O aprendizado passa pelas mãos

22/out :: 10:00

O Futuro é feito à mão e a nossa casa é o planeta

21/out :: 16:00

A sociedade e a renovação – Upcycling

21/out :: 10:00

Vem pras mãos: Manualidades e seus valores sociais

20/out :: 16:00

Vem pro Tato – como sentido de coletivo – Como nasce o sentido do fazer?


A Revolução Artesanal é uma iniciativa autônoma e plural, cuja sustentação financeira depende do engajamento das pessoas que participam de suas atividades, e da rede de parceiros que dá chão para que muitas de suas ações aconteçam.

Se você deseja revolucionar com a gente e apoiar a existência deste Movimento e do Festival do Fazer, conheça a campanha de financiamento coletivo. Apoie! A Revolução é Artesanal e começa com você.

Entre em contato

Entre em contato para falar conosco, tirar dúvidas ou conhecer mais sobre o movimento da Revolução Artesanal e o Festival do Fazer.