Roda de conversa
Online

O aprendizado passa pelas mãos

O aprendizado pela experiência, pelo projeto, pela forma. Um jeito de pensar e articular a experiência, a vivência, como forma de aprendizado sabendo que o conteúdo nasce do movimento ativo do corpo e da mente em conjunto. A educação passa a ter sentido, a ser incorporada e as mãos através de um fazer artesanal, único, passa a compor essa trajetória de aprendizagem.

Datas e horários

22 de Outubro

16:00
-

Local

Evento ONLINE e ao vivo. Inscreva-se para receber o link de participação.

Inscrição

Mediador

Alexandre Le Voci Sayad

Jornalista, escritor e educador, diretor da ZeitGeist e co-chairman internacional da aliança internacional da UNESCO em educação midiática, a UNESCO MIL Alliance. É colunista da Revista Educação, do portal do Canal Futura e autor vários livros, entre eles “Idade Mídia – A Comunicação Reinventada na Escola”. É também apresentador do programa “Idade Mídia”, no Canal Futura, e do canal MídiaMundo no Youtube. É membro do conselho consultivo do programa Educamídia e do conselho científico da revista acadêmica Comunicar (Universidad de Huelva, Espanha). É também pesquisador em Inteligência Artificial e Ética da PUC-SP.

Convidados

Bruno Andreoni

Revolução Artesanal

Trabalho em projetos que alinham ideias e desenvolvem novos jeitos de pensar, criar e dar forma a partir daquilo que existe e é próprio de cada um. Gosto de pensar educação, comunicação e o processo coletivo de criar. Sou um dos fundadores do movimento da Revolução Artesanal e como iniciativa a Veio de lá – Cadernos Inspirados.

Nina Veiga

Artes Manuais

A artemanualista e terapeuta Nina Veiga é doutora em educação, escritora e conferencista, com oficinas e workshops ministrados no Brasil e em diversos outros países. É idealizadora e coordenadora das Pós-graduações em Artes-Manuais para a Educação, Artes-Manuais para Terapias, Artes-Manuais para o Brincar e o Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana. Suas oficinas associam o saber teórico-conceitual às artes-manuais como modo de existir e à escrita como produção de si e do mundo.

Cris Torres

O Nosso Quintal

Vive na estrada há sete anos, a bordo de um camper instalado em cima de uma caminhonete onde rodou mais de 150 mil quilômetros pelas Américas com seu marido e 2 filhos. Conhece mais de 70 países pelo mundo, é publicitária e cozinheira. Atualmente, cuida da família, alfabetiza as crianças e também é fotógrafa dessa rotina.

Renata Meirelles

Território do Brincar

Sempre com o brincar em pauta, já fez curadoria de exposições, escreveu livros, mestrado, co-dirigiu e roteirizou o longa-metragem “Território do Brincar”, além de diversos curtas e médias metragens. É coordenadora do Projeto de Pesquisa Território do Brincar, com patrocínio do Instituto Alana, e idealizadora do Projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica.

Confira outras rodas de conversa

23/out :: 10:00

A rEvolução é Artesanal – um ativismo pela criação e criatividade

22/out :: 10:00

O Futuro é feito à mão e a nossa casa é o planeta

21/out :: 16:00

A sociedade e a renovação – Upcycling

21/out :: 10:00

Vem pras mãos: Manualidades e seus valores sociais

20/out :: 16:00

Vem pro Tato – como sentido de coletivo – Como nasce o sentido do fazer?


A Revolução Artesanal é uma iniciativa autônoma e plural, cuja sustentação financeira depende do engajamento das pessoas que participam de suas atividades, e da rede de parceiros que dá chão para que muitas de suas ações aconteçam.

Se você deseja revolucionar com a gente e apoiar a existência deste Movimento e do Festival do Fazer, conheça a campanha de financiamento coletivo. Apoie! A Revolução é Artesanal e começa com você.

Faça sua inscrição

Inscreva-se para participar da Roda de Conversa O aprendizado passa pelas mãos.






    Entre em contato

    Entre em contato para falar conosco, tirar dúvidas ou conhecer mais sobre o movimento da Revolução Artesanal e o Festival do Fazer.