Roda de conversa
Online

A rEvolução é Artesanal – um ativismo pela criação e criatividade

Existe um mundo em transformação diária, porque não ser a partir da consciência de nosso fazer, de nossas mãos? A rEvolução é uma ação de resignificação de nosso conceito de produção em escala, de nossa utilização de materiais, de nossos meios de produção. O Artesanal, o pequeno, o único ganham força quando são valores sociais e são capazes de transformar nossa realidade. O Ser é um ser artesanal em nossa produção diária de vida e de jeito de viver.

Datas e horários

23 de Outubro

10:00
-

Local

Evento ONLINE e ao vivo. Inscreva-se para receber o link de participação.

Inscrição

Mediador

Bruno Andreoni

Revolução Artesanal

Trabalho em projetos que alinham ideias e desenvolvem novos jeitos de pensar, criar e dar forma a partir daquilo que existe e é próprio de cada um. Gosto de pensar educação, comunicação e o processo coletivo de criar. Sou um dos fundadores do movimento da Revolução Artesanal e como iniciativa a Veio de lá – Cadernos Inspirados.

Convidados

Beatriz Alcantara

Nasci em 1973. Vivo e trabalho entre o interior e a capital de SP. Sou uma pessoa movida pelas formas e detalhes da natureza. Meu trabalho passeia por processos têxteis e fotográficos, desenho, gravura e também pela saboaria e bem-estar. No Meu Secreto Jardim Amarelo reúno um pouco dessas criações. A minha intenção é convidar para um novo e íntimo olhar sobre os elementos naturais que nos cercam no cotidiano.

Nina Cast

Artista. São Paulo, 1980. Vive e trabalha em Ubatuba – SP. Usa linhas, tecidos e o ato do bordar para refletir sobre a vida em si. Liberdade, patriarcado, relações humanas, corpo e natureza são temas recorrentes na obra da artista, que escolhe o caminho do “contar-se” como potência de criação.
Sofreu um bloqueio criativo por 12 anos e, a partir disso, passou a pesquisar sobre a criatividade na vida das pessoas. Anualmente conduz uma jornada de exploração do potencial criativo e produz o podcast O Caminho do Artista.
Desde 2017 vem participando de mostras coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Portugal e Espanha, além de ter sido premiada em mostras de bordado e selecionada para salões de Artes Visuais. É formada em Desenho Industrial (2002) e pós graduada em Design Gráfico (2004) pela Belas Artes – SP. Integra o Grupo setorial de artes plásticas da Fundart (Ubatuba) e o Núcleo de discussão e construção em artes visuais de Julia Lima e Bruno Novaes (São Paulo).
É mãe de um menino e de uma menina.

Fabio Delduque

Artista visual, diretor de arte e produtor cultural, é um dos idealizadores e o curador do Festival Arte Serrinha. Desde a década de 1980, vem realizando exposições, performances e instalações em diversas galerias e museus no Brasil e exterior, destaque para a sua participação na 29 Bienal Internacional de São Paulo. Atua como diretor de arte no cinema, teatro e música, já assinou a cenografia de espetáculos e videoclipes de grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Vanessa da Mata, Jorge Benjor e Mart’nalia. Foi diretor de arte de filmes e curador de exposições realizadas pelo SESC SP, Satyrianas na Praça Roosevelt e Usina de Arte em Pernambuco.

Marcelo Delduque

Fazenda Serrinha

Marcelo é jardineiro agrofloresteiro, editor e fotógrafo. Vive entre andanças pelo Brasil e semeaduras na Fazenda Serrinha, no ofício de aumentar e conectar fragmentos florestais e agroflorestais, espalhando essa ideia até depois de onde a vista alcança. Entre os projetos editoriais, gosta de destacar o livro “Amazônia – Prata – São Francisco: União d’águas, o imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras”, organizado em parceria com Bené Fonteles, finalista do prêmio Jabuti 2014, e a exposiçao “Olarias”, um retrato do ofício e da vida dos oleiros da região de Bragança Paulista. Na fazenda, trabalha em campo cuidando dos programas relacionados à regeneração da paisagem. Atualmente dedica-se também a pesquisar outras iniciativas semelhantes, tecendo redes e estabelecendo conexões entre elas.

Confira outras rodas de conversa

22/out :: 16:00

O aprendizado passa pelas mãos

22/out :: 10:00

O Futuro é feito à mão e a nossa casa é o planeta

21/out :: 16:00

A sociedade e a renovação – Upcycling

21/out :: 10:00

Vem pras mãos: Manualidades e seus valores sociais

20/out :: 16:00

Vem pro Tato – como sentido de coletivo – Como nasce o sentido do fazer?


A Revolução Artesanal é uma iniciativa autônoma e plural, cuja sustentação financeira depende do engajamento das pessoas que participam de suas atividades, e da rede de parceiros que dá chão para que muitas de suas ações aconteçam.

Se você deseja revolucionar com a gente e apoiar a existência deste Movimento e do Festival do Fazer, conheça a campanha de financiamento coletivo. Apoie! A Revolução é Artesanal e começa com você.

Faça sua inscrição

Inscreva-se para participar da Roda de Conversa A rEvolução é Artesanal – um ativismo pela criação e criatividade.






    Entre em contato

    Entre em contato para falar conosco, tirar dúvidas ou conhecer mais sobre o movimento da Revolução Artesanal e o Festival do Fazer.